Saiba Qual o Melhor Açúcar Para Dieta?

qual o melhor açúcar para dieta

Todos nós sabemos que o açúcar e qualquer alimento muito doce costuma ser um vilão das dietas. Por isso muitas pessoas optam por substitutos. Adoçantes, stévia e mesmo mel são alguns dos substitutos preferidos. Mas saiba que não é preciso deixar de comer açúcar, não. Neste artigo lhe mostramos qual o melhor açúcar para dieta e explicamos por quê.

Por que não consumir açúcar refinado?

O açúcar branco, também conhecido como açúcar refinado, é considerado um dos piores tipos de produtos que você pode ingerir. Ele até é visto como um alimento, mas é muito pobre em nutrientes. Ele é praticamente composto de calorias vazias, que contribuem apenas para engordá-lo.

De acordo com estudos, o açúcar refinado causa dependência. Mas esse não é o único problema. Ele é capaz de bloquear o aviso ao cérebro de que você está saciado. Isso gera, como é óbvio, constante sensação de fome. Você não só terá dificuldades de emagrecer, como continuará ganhando peso constantemente.

Fora isso, sabemos que o consumo em excesso desse produto pode causar doenças gravíssimas. Além da obesidade, diabetes e problemas cardíacos podem ser desenvolvidos graças à ingestão desse alimento.

Mas e o adoçante?

Na tentativa de substituir o açúcar branco refinado por algo melhor, há quem opte pelo adoçante. Saiba, no entanto, que é quase o mesmo que continuar consumindo o açúcar. Há muitas pesquisas e estudos a respeito desse produto, embora pouca coisa conclusiva.

O que sabemos até agora é que o adoçante pode causar o aumento de peso. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que o produto é pior que açúcar. Há estudos que apontam a ação do adoçante no bloqueio de uma enzima muito importante do intestino. Ela seria responsável por ajudar a evitar diabetes, obesidade e até mesmo síndrome metabólica.

Os adoçantes também acabam engando o cérebro. O órgão acaba entendendo que o corpo precisa de cada vez mais açúcar e, por consequência, de mais comida. Por isso em vez de ajudar a emagrecer, o adoçante é um grande vilão de quem quer perder peso.

Qual o melhor açúcar para dieta?

quais os melhores tipos de açúcar

O segredo, como você já deve ter percebido, é não deixar de comer alimentos doces. O seu corpo precisa de açúcar, desde que seja, contudo, açúcar de verdade e de qualidade. Além de, é claro, a ingestão ser moderada e sem exageros.

Abaixo trazemos, dessa forma, alguns tipos de açúcar de qualidade e saudáveis que são ótimos para as dietas equilibradas. São produtos naturais, que buscam fornecer ao seu organismo não só sabores doces, mas também nutrientes essenciais para ter um corpo com saúde.

Existe o açúcar feito a partir do coco, assim como o feito a partir da beterraba. Há o orgânico, assim como o mascavo e o demerara. Confira abaixo tudo sobre cada um.

Açúcar de beterraba

Um dos melhores tipos de açúcar é o da beterraba. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, além de alguns europeus, a produção desse tipo de açúcar é muito grande. Ele é feito normalmente a partir da beterraba branca, mas também pode ser feito a partir da vermelha.

No Brasil esse produto está se popularizando, por isso pode encontrá-lo em algumas lojas específicas. Também é possível fazer em casa, o que garante que o seu açúcar manterá todos os nutrientes que você deseja e precisa.

Falando em nutrientes, os benefícios do açúcar são inúmeros. Na verdade, se feito corretamente, o produto apresenta as mesmas vantagens para a saúde que aquelas fornecidas pela beterraba em si. Confira abaixo algumas delas.

Ajuda na perda de peso

A beterraba é altamente fibrosa, e as fibras são as principais responsáveis por fornecer sensação de saciedade. Além disso, esses elementos ajudam a melhorar o funcionamento intestinal. Alie isso à presença de potássio e de magnésio nesse alimento, que ajudam a acabar com a retenção de líquidos. Dessa forma, é só uma questão de tempo até você notar que está diminuindo suas medidas.

Aumenta os níveis de energia

Engana-se que precisamos cortar os carboidratos para emagrecer. Eles são um dos macronutrientes mais importantes para a nossa saúde. São eles os grandes responsáveis por nos fornecer energia para todas as atividades diárias. Claro que precisamos consumir os carboidratos do bem. E a beterraba é um deles.

Por isso, o açúcar feito a partir dessa raiz é ótimo para lhe dar energia e força. Se é atleta ou pelo menos pratica exercícios físicos com frequência, não deve subestimar o uso desse tipo de açúcar antes de treinar. A beterraba é capaz de dar um boost em seu desempenho também porque, de acordo com estudos, melhora a capacidade respiratória.

Pode ajudar na prevenção de anemia

A anemia normalmente ocorre por deficiência de ferro no sangue. O açúcar de beterraba contém bastante ferro e pode ser utilizado para adoçar sucos e sobremesas, por exemplo.

Outro problema que leva a falta do ferro no sangue é que este só se fixa no organismo quando consumido junto da vitamina C. Uma vantagem em usar o açúcar de beterraba é que você pode colocá-lo em sucos cítricos, aliando o ferro à vitamina C e garantindo um resultado eficiente no combate a anemia.

Calda de agave

calda de agave

De origem mexicana, a calda de agave é uma das principais alternativas orgânicas ao açúcar branco tradicional para quem procura emagrecer e ser mais saudável. Aliás, se você quer saber qual o melhor açúcar para dieta, o agave é com certeza o melhor e mais recomendado pelos médicos e nutricionistas.

A calda de agave é extraída de uma planta mexicana que se parece muito com um cacto. Você sabia que essa mesma planta é também utilizada como matéria-prima da tequila? Pois é, o agave é um néctar extraído e filtrado que se parece bastante com mel.

Além de ter um sabor muito suave, bem menos marcante que o mel, por exemplo, ele é um açúcar saudável e rico em nutrientes. Entre os principais nutrientes disponíveis na calda de agave, podemos ressaltar altas concentrações de minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio.

Assim como a stévia, o agave também é mais doce que o açúcar comum, podendo ser mais até 50% mais adoçante. Apesar disso, seu índice glicêmico é muito menor. Isso quer dizer que ele demora mais tempo para liberar a glicose no sangue, o que evita os picos de produção de insulina pelo pâncreas e prolonga a sensação de saciedade.

É perfeita para intolerantes

Uma das principais vantagens da calda de agave é que ela não contém glúten ou lactose. É uma das melhores alternativas de açúcar para dietas restritivas. Seu principal componente é a frutose que, ao contrário do açúcar que contém sacarose, não é prejudicial.

Ajuda a perder peso

A frutose é o “açúcar” natural das frutas e vegetais. Ela é ótima para quem procura perder peso também. Como a calda de agave é mais doce que o açúcar, você utiliza o produto em menor quantidade.

Você pode utilizá-lo de diversas formas e como substituto direto do açúcar. Inclusive, a famosa Bela Gil é uma das fãs do adoçante natural e o coloca em muitas de suas receitas. Embora o agave seja mais caro, sua necessidade de uso faz com que ele renda mais e dure mais tempo que o açúcar normal.

Açúcar de coco

Outro alimento que se destaca quando a questão é qual o melhor açúcar para dieta é o açúcar de coco. Recentemente popularizado, o açúcar de coco é não-processado, não-adulterado, não-filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo.

Seu processo de produção é completamente limpo e ele é extraído das flores da palma de coco. Com índice glicêmico menor que o do mel, esse açúcar é excelente para quem está de dieta ou para quem simplesmente pretende ter uma vida mais saudável.

Ele tem alto valor nutritivo, pois é rico em potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento, como é o caso do açúcar branco, as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos. Contém também flavonoides e antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular.

Seu sabor é muito similar ao do açúcar branco por isso é fácil de servir como substituto. Você pode utilizá-lo em bolos, sucos, sobremesas e muito mais. É um dos poucos açúcares que pode ser utilizado por diabéticos.

Mas qual o melhor tipo de açúcar para dieta?

qual o melhor tipo de açúcar para dieta

Se você quer mesmo perder peso e diminuir uns números na balança, não adianta muito se perguntar qual o melhor açúcar para dieta. O melhor mesmo é não consumir açúcar ao máximo. Todos os açúcares, mesmo os mais saudáveis ainda assim possuem calorias e índice glicêmico.

O primeiro passo para fazer dieta é cortar seu consumo de açúcares pela metade. Sabe aquela colher no cafezinho? Esqueça! Há muitas situações em que utilizamos açúcar e que não deveríamos, como em sucos e em receitas de bolo.

Se você vai fazer um bolo com calda, por exemplo, por que colocar açúcar na massa? É preciso fazer essa mudança em um primeiro momento. Depois, convém substituir o açúcar branco e refinado por opções mais saudáveis, como vimos acima: o açúcar de beterraba ou de coco, por exemplo.

Você pode utilizar diversos tipos de açúcar diferentes na sua cozinha. Pode ter o de coco para um uso mais rápido e circunstancial e pode ter a calda de agave para complementar receitas.

Fazer substituições também é uma boa ideia. Em vez de usar o açúcar de beterraba, por que não utilizar a beterraba mesmo na sua receita? Quanto menos processado é um alimento, mais saudável ele é e menos nutrientes ele perde no processo.

Por esta mesma razão que o açúcar de coco é um dos melhores tipos de açúcares para emagrecer.

Substituições inteligentes para o açúcar na dieta

Outra forma de adoçar alimentos sem usar açúcar é optar pelo uso de frutas e frutos secos. Por exemplo, use tâmaras secas em iogurtes naturais, massas de bolo e tigelas de mingau de aveia em vez de açúcares.

Usar mel em vez de açúcar também pode ser uma boa ideia. Mas cuidado, o mel ainda é uma substância com bastante glicose e com índice calórico alto. Talvez seja melhor trocar o mel pela calda de agave.

Ao cozinhar, procure combinar alimentos de forma que eles se adocem sozinhos. Uma boa ideia é usar banana como fonte de doçura em saladas de frutas, doces e sobremesas. Biomassa de banana é fácil de fazer e possui muitos benefícios para a sua saúde.

Não se esqueça também que o açúcar está presente em vários alimentos industrializados e que não adiantas saber qual o melhor açúcar para dieta se você abusa dos processados. Procure ter uma alimentação mais natural e livre de alimentos com muitos rótulos ou embalagens.

Os carboidratos também são ricos em açúcares, portanto cuidado ao misturá-los com outros produtos glicêmicos. Se você vai comer cereais com frutas e leite, não precisa de açúcar ou adoçante, precisa? A mesma coisa com o cafezinho. Se você toma seu cafezinho junto com a sobremesa, não precisa adoçá-lo.

Fontes consultadas

Fontes: Ministério da Saúde

Fontes bibliográficas:

  • Barreiros, R. C., Bossolan, G., & Trindade, C. E. P. (2005). Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Revista de Nutrição, 377-389.
  • Carneiro, W. (1970). Açúcar demerara, matéria-prima da refinação. Brasil açucareiro, 62-73.
  • Gallego, R., & Caldeira, J. (2007). Complicações agudas da diabetes mellitus. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 23(5), 565-75.
  • Lippmann, E. O. (1942). História do açúcar: desde a época mais remota até o começo da fabricação do açúcar de beterraba. Rio de Janeiro: IAA, 2.
  • Oliveira, D., Esquiaveto, M. M., & Silva Júnior, J. F. (2007). Impacto dos itens da especificação do açúcar na indústria alimentícia. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(1).
  • Parazzi, C., de Jesus, D. A., Lopes, J. J. C., & Valsechi, O. A. (2009). Análises microbiológicas do açúcar mascavo. Bioscience Journal, 25(3).
  • Viana, A. B., & Gaubeur, I. (2009). Avaliação e aplicação de coco verde e cana de açúcar na retenção de níquel e zinco. Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC, 2.

Crédito das imagens: Freepik