Confira as Melhores Receitas Para Emagrecer

receitas para emagrecer

Quer saber quais as melhores receitas para emagrecer?

Chega um ponto da vida em que todo mundo quer receitas para emagrecer fáceis e práticas. Seja porque você subiu uns quilos na balança sem se dar conta ou porque precisa desesperadamente entrar em uma roupa, perder peso nunca é uma tarefa simples.

Mas existem receitas e truques na cozinha que podem ajudar você a diminuir até três números de manequim se seguir com afinco. E não, não é o churrasco de melancia da Bela Gil! A verdade é que na cozinha tem muita coisa que a gente faz errado e nem percebe, como usar açúcar branco em vez de alternativas mais saudáveis.

Separamos abaixo muitas receitas saudáveis para emagrecer. Para facilitar a sua vida, dividimos entre café da manhã, almoço, janta e lanches. Assim você poderá ir para a sessão que mais lhe convém e navegar entre as receitas.

Se você quer perder peso e melhorar a sua saúde, se liga nessas dicas e receitas que temos para você!

Receitas para o café da manhã

Muita gente pula essa refeição achando que vai perder peso. Grande erro! O café da manhã é a sua refeição mais importante do dia, é o desjejum e é quando você repõe uma série de nutrientes que o corpo precisa para enfrentar mais uma jornada.

Por isso, é importante tomá-lo. Também é vital que o seu café da manhã seja saudável e rico em fibras, vitaminas e minerais. Esqueça o pão francês com o cafezinho. A partir de agora você terá inúmeras opções de café da manhã saudáveis e deliciosos.

1. Mingau de aveia

mingau de aveia

Antes de torcer o nariz, saiba que o mingau de aveia é uma das melhores opções para a sua saúde e para perder peso. A aveia tem baixo valor calórico e é rica em fibras que provocam sensação de saciedade com poucas quantidades.

Além disso, o mingau de aveia é muito mais versátil do que você pensa. A base pode até ser mel, aveia e água ou leite. Porém você pode acrescentar uma série de outros alimentos aí para mudar o sabor todos os dias.

A receita que a gente trouxe para você é simples e deliciosa!

Ingredientes:

  • 3/4 de xícara da bebida vegetal da sua escolha;
  • Meia xícara de iogurte tipo grego;
  • Meia xícara de cenoura ralada;
  • Uma xícara de flocos de aveia;
  • Meia xícara de whey protein de baunilha;
  • Uma pitada de sal;
  • Meia colher de chá de canela;
  • Duas colheres de chá de mel.

Modo de preparo:

Existem duas formas de fazer o mingau de aveia. A primeira é no fogo e basta colocar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar em fogo baixo até engrossar. Mexa sempre para não grudar.

A segunda forma é colocar os ingredientes todos em um recipiente de vidro com tampa e deixar na geladeira de um dia para o outro. Depois é só esquentar no micro-ondas, caso você prefira seu mingau quente.

Essa versão rende para duas pessoas e tem ao todo 265 calorias. Mas você pode trocar a cenoura por beterraba, batata-doce e inhame. Sim, legumes ficam muito saborosos no mingau de aveia e dão mais consistência.

Também pode utilizar cacau cru em pó, óleo de coco e manteiga de amendoim. Sirva com frutas e castanhas por cima. Não se esqueça porém que alguns ingredientes são mais calóricos que os outros.

2. Sanduíche criativo

sanduíche criativo

Não, você não precisa abrir mão do pão só porque quer emagrecer. Existem alternativas para manter seu amado pãozinho no café da manhã. Uma delas é usar apenas pães integrais e com cereais. A outra é usar legumes para substituir o pão ou para diminuir as suas quantidades.

Como na imagem acima, você pode trocar alguns ingredientes e se surpreender. Que tal substituir a manteiga com um queijo cottage? E trocar o fiambre por fatias de tomate bem temperado? E vale fazer isso também com as versões doces!

Você pode usar cottage, mel e frutos secos em uma fatia de pão de alfarroba por exemplo. A ideia é deixar mesmo a criatividade rolar solta para que cada dia seja único.

Experimente colocar pepino, nabo, tomate, rabanete e outros vegetais no seu café da manhã. Esses alimentos não só ajudam você a desintoxicar e emagrecer, como melhoram a sua pele, o seu cabelo e até mesmo o seu humor.

3. Ovo poché com abacate

O ovo é um dos alimentos mais injustiçados das dietas. Ele já foi acusado de tantas coisas que nem caberiam neste texto. No entanto, o ovo é um alimento rico em proteínas, minerais e pobre em carboidratos. Sem falar que ele possui baixo índice glicêmico.

Hoje em dia já sabemos que o ovo é muito mais inocente do que pensávamos e que ele ainda deve ser ingerido diariamente. Trazê-lo para o café da manhã vai dar a você mais energia e disposição. Também vai diminuir a sua fome ao longo do dia.

Ingredientes:

  • Dois ovos;
  • Um abacate pequeno, maduro e já cortado em fatias;
  • Duas fatias de pão integral torrado;
  • Um litro de água;
  • Duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Sal e azeite de oliva extravirgem a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, coloque a água e o vinagre. Leve ao fogo médio até que a água comece a ferver, mas não a deixe ferver. Quando estiver formando pequenas bolhas, mexa a água com uma colher e forme um redemoinho.

Tire o ovo da casca e despeje no centro do redemoinho enquanto continua a mexer em círculo delicadamente. Faça isso durante uns quatro minutinhos. Você vai notar que a clara começa a ficar mais firme.

Retire o ovo da água com o auxílio de uma escumadeira e deixe-o escorrer em um prato forrado com papel-toalha. Repita o processo com o segundo ovo.

Quando os dois ovos estiverem prontos, monte as torradas com o abacate em cima do pão e o ovo poché por cima de tudo. Tempere com o sal e o azeite. Essa receita rende para duas pessoas.

4. Panquecas

panquecas fit

As panquecas são outra boa opção de café da manhã fit. Você pode fazê-las de diferentes formas e variando os acompanhamentos. Pode inclusive introduzi-las na dieta da família toda, fazendo com que os seus filhos também ganhem hábitos saudáveis.

A receita mais simples é da panqueca doce de banana com aveia. Ela é rica em energia e proteínas. É uma ótima opção para os finais de semana ou para aquele dia que você pretende pegar mais pesado no treino.

Ingredientes:

  • Uma banana madura;
  • Um ovo inteiro;
  • Quatro colheres de sopa de farelo de aveia;
  • Uma colher de cafezinho de canela ou cacau magro em pó.

Modo de preparo:

É muito simples e rápido de fazer. Basta amassar a banana e misturá-la com o ovo, a aveia e a canela ou o cacau. Bata com um garfo até que fique bem homogêneo.

Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco e coloque a massa da panqueca até dourar dos dois lados. Coloque a massa em porções pequenas, assim fica mais fácil de e rápido de cozinhá-las.

Receitas para almoçar

Muitas receitas para emagrecer são propícias para um almoço fitness. Mas nem sempre a gente consegue ver como elas são fáceis e até mesmo mais baratas que as receitas tradicionais.

Você pode fazer aqui mais ou menos o mesmo que fez no café da manhã. Substitua elementos e ingredientes pelas versões mais saudáveis. Você pode eliminar o arroz e acrescentar o cuscuz na dieta, por exemplo. Ou pode apenas trocar o arroz branco pelo integral.

Outra ótima ideia é pensar bem o seu prato. Metade dele deve ser de salada, um quarto de proteína e um quarto de carboidratos. Isso significa que o que você precisa comer mais é salada e legumes, e não batata e arroz.

Essa mudança em poucos dias já dará resultados incríveis. Contudo, nós separamos algumas receitas para emagrecer abaixo que são boas para fazer marmita e levar para o trabalho.

1. Salada de atum com quinoa

salada de atum

Atum é sempre uma boa pedida. Ele é prático, barato e basta abrir uma latinha e pronto. Acontece que essa delícia ainda por cima é rica em vitaminas essenciais, como a B6 e a B12, além de conter ômega 3.

O ácido graxo é bom para sua pele, seus cabelos e ainda reduz os triglicerídeos no sangue, minimizando suas chances de desenvolver um problema cardíaco. O peixe tem também bons índices de proteína, ferro, magnésio, fósforo, sódio e selênio.

Você pode fazer diversas receitas de saladas para emagrecer com o atum. Mas combinar o peixe com quinoa não tem erro. O grão tem baixíssimo índice glicêmico e é riquíssimo em fibras.

Ingredientes:

  • Três colheres de sopa de quinoa;
  • Seis colheres de sopa de água fervente;
  • Uma lata de atum light ou ao natural;
  • Meia maçã em cubinhos com casca;
  • Meia cebola pequena em cubinhos ou ralada;
  • Meia lata de ervilha;
  • Meia lata de milho;
  • Um tomate vermelho em cubinhos;
  • Cebolinha, coentro e salsa picadinha a gosto;
  • Três colheres de sopa de maionese light ou de iogurte natural não adoçado;
  • Duas colheres de sopa de shoyo light;
  • Três colheres de sopa de azeite extravirgem.

Modo de preparo:

Junte a quinoa à água fervente e deixe de molho por pelo menos quinze minutos. Aproveite esse tempo para ir cortando os outros ingredientes em cubinhos e preparando a sua salada.

Assim que a quina inchar, adicione todos os ingredientes prontos em uma vasilha e misture bem. Não precisa colocar sal por causa do shoyo. Agora é só servir ou acondicionar.

2. Carne moída com abóbora

Prato típico brasileiro e que pode ser encontrado em muitas casas. A jardineira ou carne moída com legumes faz parte da vida de milhões de pessoas. O que muita gente não sabe é que ela pode ser feita de um jeito diferente e muito mais saudável.

Substituir a batata pela abóbora, por exemplo, ajuda você a comer mais fibras que carboidratos. Isso dará mais saciedade e diminuirá a sua fome por mais tempo. Usar temperos naturais e frescos em vez dos temperos prontos também agrega mais valor nutricional ao prato.

Ingredientes:

  • 300 gramas de carne moída magra;
  • 700 gramas de abóbora cortada em cubos;
  • Uma cebola picada;
  • Um dente de alho picado;
  • Um tomate picado;
  • Salsinha fresca a gosto;
  • Meio copo de água;
  • Meia xícara de molho de tomate biológico;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela antiaderente, refogue a carne primeiro. Como a carne ainda contém um pouco de gordura, não precisa untar a panela com nada. Assim que a carne dourar, adicione a cebola e o alho. Refogue mais um pouco.

Quando a cebola murchar, acrescente o tomate, o molho, a água e a abóbora. Tempere ao seu gosto e mexa bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por uns vinte minutos. Quando a abóbora estiver bem cozida já pode servir.

Dica: sirva o prato acompanhado de salada verde. Como você já tem carne e abóbora, não precisa de mais carboidratos. Você também pode fazer a receita com o dobro das quantidades para levar marmita saudável para o trabalho durante a semana.

2. Frango com mel e gengibre

frango grelhado

Quando a gente fala em receitas para emagrecer, a primeira coisa que vem na cabeça é frango grelhado com batata-doce e ovo. Porém você pode fazer o seu peito de frango de forma mais criativa e saborosa.

Assim fica bem melhor de servi-lo com vegetais assados ou mesmo com uma saladinha de folhas verdes e tomates.

Ingredientes:

  • Meio quilo de peito de frango desossado e cortado em bifinhos;
  • O suco de uma laranja;
  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Uma colher de sopa de gengibre ralado;
  • Três dentes de alho amassados;
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Comece por preparar o marinado. Misture o alho amassado, o mel, o sal, o gengibre e o suco de laranja até ficar um molho homogêneo. Acrescente os pedaços de frango e misture bem. Deixe o peito de frango no tempero por no mínimo uma hora.

Depois, unte um refratário de vidro com o azeite de oliva e coloque o frango marinado lá junto com o restante do molho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por meia hora. Retire o papel-alumínio e devolva para o forno por mais meia hora para dourar bem a carne.

Você também pode grelhar o frango em uma grelha elétrica se preferir.

3. Suflê fitness

Algumas receitas para emagrecer nos desmotivam porque exigem muito tempo de preparo. Não é o caso deste suflê. Ele é muito simples de preparar e o sabor fica delicioso.

Essa receita serve uma pessoa e é mesmo para quando você está com fome e com pressa. O objetivo dela é evitar que você saia da dieta comendo um congelado ou um alimento industrializado e processado, como miojo.

Ingredientes:

  • Três claras de ovo;
  • Uma colher de sopa de frango cozido e desfiado;
  • Uma xícara de chá de brócolis cozido;
  • Uma colher de sopa de queijo cottage;
  • Uma colher de sopa de creme de ricota light ou requeijão zero gordura;
  • Uma colher de cafezinho de fermento em pó;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes, exceto o frango, no liquidificador. Transfira parte da mistura para um refratário de cerâmica previamente untado com óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem. Não encha muito. Coloque o frango no meio e tape com mais massa.

Leve ao forno preaquecido graus e asse até dourar por cima. Você pode fazer com qualquer ingrediente que tiver em casa, como ervilhas em vez de brócolis e atum em vez de frango desfiado.

Receitas para jantar

receitas para emagrecer com sopa

O jantar é a refeição do dia em que você deve comer menos. Por isso, uma ótima forma de perder peso é jantar receitas de sopas para emagrecer. Se você detesta sopa no verão ou realmente não é fã do alimento, pode optar por pratos cheios de folhas e legumes.

Mas acredite, trocar o seu jantar por uma sopa leve ajuda e muito na perda de peso. Por isso, nós separamos algumas ideias de receitas para emagrecer tomando sopa no jantar para você!

1. Sopa verde detox

Quem disse que sopa não alimenta nunca provou dessa receita. A sopa verde tem como principal ingrediente o espinafre, que vai deixar você mais forte que o Popeye. E não torça o nariz antes de experimentá-la, porque ela realmente vai mudar o seu conceito sobre receitas para emagrecer.

Ingredientes:

  • Duas xícaras de chá de inhame descascado e cortado em cubos;
  • Um dente de alho picado;
  • Meia cebola picada;
  • Três xícaras de chá de espinafre fresco;
  • Três xícaras de chá de água;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Um ovo cozido;
  • Duas colheres de chá de azeite de oliva extravirgem.

Modo de preparo:

Em um fio de azeite, refogue a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o inhame e a água e deixe cozinhar. Quando o inhame estiver bem macio, misture o espinafre, o sal e a pimenta. Cozinhe mais um pouco.

Para ficar com textura cremosa, bata a sopa com o mixer ou no liquidificador. Corte o ovo em quatro partes e sirva sobre a sopa com um fio de azeite.

2. Lasanha de berinjela low carb

lasanha de berinjela para emagrecer

A receita italiana vai deixar você com água na boca. Além de muito saborosa, ela ajuda você a evitar o consumo de carne à noite.

No jantar convém comer coisas leves e de fácil digestão, para que você durma melhor. Portanto, comer legumes é sempre uma ótima ideia.

Ingredientes:

  • Duas berinjelas médias, descascadas e cortadas em fatias finas;
  • Dois tomates grandes, sem pele, cortados em rodelas finas;
  • Dois tomates sem pele e sem sementes, picadinhos;
  • Meia cebola média ralada;
  • Uma colher de chá de folhas de manjericão;
  • Uma colher de café de orégano;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 100 gramas de ricota amassadinha;
  • Quatro colheres de sopa de parmesão light ralado;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma frigideira, refogue as fatias de berinjela com o azeite de oliva e coloque-as em um refratário já untado. Para fazer as camadas, coloque por cima das berinjelas uma camada de ricota, uma de tomate em rodelas e outra de berinjelas novamente até terminar.

Depois, em uma panela, refogue a cebola, o tomate em cubinhos e os temperos. Despeje o refogado por cima da lasanha montada. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos.

Receitas de lanches para emagrecer

O maior problema de quem está de dieta é mesmo o período entre as refeições principais. É nesse momento que a gente acaba por cair em tentação e comer algo que não deve ou que não ajuda no processo de perda de peso.

Há algumas ideias de lanches e receitas para emagrecer que você pode fazer rapidinho a fim de evitar esses momentos. Confira!

1. Pudim de chia

pudim de chia

Excelente lanche ou sobremesa, o pudim de chia nunca falha. Para fazer todo e qualquer tipo de pudim de chia, basta misturar chia com algum tipo de líquido e deixar na geladeira por mais ou menos seis horas.

Por isso, você pode fazer vários sabores do pudim e deixar de um dia para o outro na sua geladeira. Para ajudar, nós separamos uma receita específica.

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de leite de coco ou de aveia;
  • Duas colheres de sopa de sementes de chia;
  • Meia colher de chá de extrato de baunilha;
  • Gotas de stévia ou do adoçante de preferência;
  • Duas colheres de sopa de geleia de mirtilo sem açúcar;
  • Três unidades de noz-pecã;
  • Um figo fresco;
  • Dois morangos frescos;
  • Uma colher de sopa de mirtilos frescos.

Modo de preparo:

Misture o leite, a chia, o extrato de baunilha e o adoçante e deixe gelar de um dia para o outro. Depois transfira o pudim para uma taça, intercalando-o com a geleia de mirtilo.

Decore com as frutas frescas e com as nozes. Sirva gelado!

2. Palitinhos de legumes

Se você é dessas pessoas que não vive sem petiscar, precisa aprender a petiscar a coisa certa. Legumes e verduras cruas, como cenoura e pepino, por exemplo, são ótimos para isso.

O pepino você pode comer à vontade, pois ele é zero gordura e praticamente zero calorias. Com sal e um pouco de azeite de oliva ele fica uma delícia. Você também pode fazer isso com abobrinha crua e com vagem cozida.

O importante é trocar os pães e salgados por legumes, que não só emagrecem como são opções de lanches muito mais saudáveis.

 

Crédito das imagens: Unsplash e Freepik