Como Tomar Sopa Para Emagrecer? Receitas e Dicas

sopa para emagrecer

Usar sopa para emagrecer é muito comum. Veja como fazer!

Quem nunca fez a dieta da sopa para emagrecer rápido que atire a primeira pedra! Todo mundo sabe que uma ótima forma de perder uns quilinhos é fechando a boca e apostando em dietas líquidas. E isto não está errado. Entretanto, para emagrecer com dieta líquida e ter sucesso é preciso uma série de cuidados.

A sopa para emagrecer, por exemplo, não pode ser qualquer sopa. Tem quem queira substituir almoço e janta por cremes caseiros, cheios de gordura e cobertos de queijo ralado. Desta forma, não adianta nada trocar os sólidos por líquidos, pois essas sopas são muito calóricas.

Assim como não funciona nada fazer uma dieta com sopa para emagrecer por duas semanas e depois disso voltar a uma alimentação normal e sem cuidados. Por essa e outras razões que decidimos fazer um guia para você utilizar o alimento e o método da forma correta e atingir seus objetivos com saúde!

Como tomar sopa para emagrecer?

como tomar sopa para emagrecer

Antes de mais nada, convém você identificar o quanto quer perder e por que está com sobre peso. Se você faz algum acompanhamento nutricional ou médico já deve saber qual o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e já deve ter uma ideia de qual é o problema no seu dia a dia.

Por que é importante saber isso? Porque uma dieta líquida faz com que você reduza medidas drasticamente. Contudo isso ocorre pois você perde bastante água e massa, em todos os sentidos: massa magra e massa gorda.

A perda de massa rapidamente pode desencadear um efeito rebote no fim da dieta que basicamente é fazer com que você ganhe tudo que perdeu de volta, senão mais! Então antes de fazer a dieta da sopa é preciso verificar, em geral, quais os seus hábitos alimentares e como obteve o sobrepeso.

Para começar a tomar sopa para emagrecer não vale mudar da noite para o dia. O melhor é você fazer uma alteração de cardápio gradual, assim vai se habituando aos poucos a substituir alimentos e a comer menos.

As sopas facilitam o processo da perda de peso em diversos contextos. Você pode fazer uma dieta 100% líquida, que é muito indicada em casos de obesidade. Ou pode introduzir a sopa em momentos estratégicos, como antes do almoço e do jantar, a fim de fazer com que você se sacie com menos alimentos.

Primeiro passo: avaliar a situação atual

Como dissemos acima, antes de partir para a dieta, é preciso que você avalie a sua situação atual. Vá a um nutricionista ou médico, faça uma avaliação corporal de bioimpedância e reveja a sua alimentação diária.

Um boa ideia é fazer um diário do que você come por uns três dias. Anote tudo que você ingerir neste período e depois revisite suas anotações. Isso o ajudará a ver na prática como são seus hábitos alimentares.

Se você tem muito peso para perder então a dieta da sopa é uma excelente opção e você poderá inclusive optar pela versão mais radical. Agora, se você quer apenas perder uns cinco quilos, talvez seja melhor usar a sopa também, mas de outra forma.

Segundo passo: mudança de hábitos

Lembra daquele diário alimentar? Quantas vezes por dia você bebeu água? A primeira mudança é esta: troque todas as bebidas açucaradas por água. Esta pequena atitude vai fazer toda a diferença antes e depois da sua dieta.

Uma semana antes de iniciar a dieta você deve fazer alterações no cardápio. Pode, por exemplo, começar a cortar o pão e diminuir as porções. Cada dia da semana coloque menos alimentos no prato. Ou até utilize pratos menores.

Se você não fizer isso antes de fazer a dieta da sopa, vai ganhar todo o peso que perdeu de volta após tomar sopa para emagrecer. E mais, corre o risco de desestabilizar seu metabolismo e entrar em modo de efeito sanfona.

Portanto, a dieta começa com a reeducação alimentar. Corte dos doces, os refrigerantes, os alimentos ricos em carboidratos e tudo que não for saudável. Coma mais frutas e legumes, reduza as porções de arroz e substitua os grãos pelas versões integrais.

Terceiro passo: iniciando a dieta

Se você tem dificuldade em manter dietas ou até mesmo em comer menos, pode começar bem devagarinho. Em vez de pular da reeducação alimentar para a dieta em que toma apenas sopa durante dias, experimente passar uma semana substituindo apenas o jantar por sopa.

Não pense muito nos quilos que você pode perder por dia. Manter uma atitude relaxada e positiva ajuda você a se concentrar e reduzir o apetite. Tudo é um exercício de paciência. Deu errado? Começa de novo.

Quando se sentir pronto, substitua o almoço e a janta por sopa durante períodos relativamente curtos, como uma ou duas semanas. Por que não posso fazer a dieta por mais tempo? Tomar sopa para emagrecer por muito tempo pode ser prejudicial para o organismo.

Médicos e nutricionistas alertam para os possíveis efeitos colaterais a longo prazo, como perda de massa magra, diarreia, desidratação e problemas na absorção dos nutrientes. Essa é uma dieta pontual e que precisa ser exercida com bastante parcimônia.

Posso praticar exercícios durante a dieta?

praticar exercícios na dieta da sopa

Na fase mais radical da dieta da sopa, onde só se pode tomar sopa, água, chá e café sem açúcar, o exercício físico é dispensável. Muita gente comete o erro de tentar ir para a academia durante uma dieta líquida.

Quando você corta radicalmente os carboidratos e ingere apenas líquidos, a sua glicemia cai rapidamente. Isso faz com que você sinta tonturas, enjoos e fraqueza.

Os exercícios aeróbicos fazem com que o seu corpo precise de mais energia, ou seja, carboidratos. Se você não consome carboidratos, não tem energia para gastar. Então as suas células vão buscar essa energia diretamente onde há acúmulo de gordura. O processo é chamado de cetose e é bastante comum em dietas cetogênicas.

Mas combinar a cetose com exercícios de alta intensidade é perigoso. Isso pode causar problemas como hipoglicemia e, a longo prazo, até depressão. Enquanto você estiver tomando somente sopa para emagrecer, convém cortar a atividade física.

O que você pode fazer, nestes dias, são atividades leves, como pilates e yoga, por exemplo. Nada de corridas, caminhadas e natação. Evite também fazer saunas. A dieta da sopa já é uma dieta desintoxicante e que faz com que você perca muito líquido.

Quais as melhores sopas para emagrecer?

Todo mundo sabe que sopa de legumes para emagrecer é ótima. Entretanto, você sabe exatamente quais legumes usar? Se você precisa eliminar muitos quilos em pouco tempo, a sua dieta da sopa deve ser totalmente livre de carboidratos. Isso quer dizer que as sopas do seu cardápio não devem conter batata, cenoura ou similares.

Para que as sopas fiquem leves, com baixas calorias e poucos carboidratos é preciso saber bem como prepará-las. E convém ressaltar aqui que nesta dieta (e em nenhuma outra) pode usar sopa de pacotinho. As versões industrializadas são cheias de sódio e conservantes, portanto fazem muito mal à saúde.

As melhores sopas para emagrecer são aquelas feitas com legumes que possuem muita água, como a abobrinha, ou com bastante fibras e proteínas, como a lentilha. Na hora do cozimento é preciso ter cuidado com as gorduras também.

Se você vai refogar os legumes, faça isso com fontes de gordura vegetal não hidrogenadas, como óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem. Procure usar o mínimo possível de gordura.

Aposte na variedade de legumes. A sopa não precisa ser só feita com um vegetal, você pode incluir ainda grãos e sementes, como chia. Os grãos e as sementes ajudam a dar sustância e vão fazer com que você se sinta saciado com menores quantidades.

É importante também que haja variedade, assim você não deixa de ingerir nutrientes diversificados. Faça sopa de tomate, chuchu, beterraba, nabo, entre outros. Se o calor for um problema na sua região, saiba que você pode comer sopa fria.

E não se esqueça das proteínas. Não é por que você vai comer sopa que a sua dieta precisa ser vegetariana. Você pode e deve incluir carne nas sopas, porém aposte em carnes brancas como peixe, frango e peru.

Receita de sopa para emagrecer

receita de sopa para emagrecer

Existem muitas sopas que você pode utilizar na dieta. As receitas são quase infinitas, mas a gente dá uma pequena ajuda a você para facilitar. Separamos algumas receitas deliciosas e com diferentes benefícios para a sua dieta.

Veja abaixo e escolha quais as melhores receitas de sopa para emagrecer para você!

1. Sopa de frango com chuchu

A sopa de frango com chuchu é a janta ideal para eliminar a retenção de líquidos e ajudar no seu emagrecimento. Essa receita é ótima também para quem tem intestino preso, pois as fibras da abobrinha, da couve e do agrião ajudam você a ir ao banheiro com facilidade.

Você pode fazê-la de uma a duas vezes por semana. Ela é pobre em carboidratos e rica em proteínas, perfeita para reduzir medidas sem perder massa magra. A sopa tem em média 160 calorias por porção.

Ingredientes:

  • Um peito de frango;
  • Quatro dentes de alho;
  • Uma colher de sopa de azeite extravirgem;
  • Dois chuchus;
  • Meia abobrinha;
  • Meio repolho;
  • Um maço de agrião fresco;
  • Um maço de couve manteiga fresco;
  • Dois tomates;
  • Cheiro verde e sal a gosto;
  • Um litro de água.

Modo de preparo:

Salteie os dentes de alho já picadinhos no azeite e adicione o frango cortado em cubos, deixando refogar até o frango ficar bem cozido. Adicione a água fervendo e os demais ingredientes, com os legumes também já lavados e cortados em cubinhos.

Deixe cozinhar em fogo médio até que os legumes estejam se dissolvendo.

2. Caldo de vegetais antiácido

caldo de vegetais

Para quem tem gastrite ou sofre de alguma forma com a acidez estomacal, fazer dieta da sopa pode ser mais difícil. Por isso, trouxemos esta receita, que é especialmente feita para reduzir a acidez do estômago, trazendo uma sensação de conforto.

Mas atenção! O caldo leva batata e cenoura, então prefira ingeri-lo no almoço, pois ele é um pouco mais calórico que os outros, com 246 calorias por porção.

Ingredientes:

  • Duas batata cruas;
  • Uma cenoura inteira;
  • Meio aipo cru;
  • Meia cebola pequena;
  • Um dentre de alho pequeno;
  • Duas colheres de sopa de aveia triturada;
  • Sal a gosto;
  • Um litro de água.

Modo de preparo:

Se você lavar bem os vegetais, com bicarbonato de sódio, não precisará descascá-los. Corte as batatas em pedaços menores e coloque todos os ingredientes em uma panela média, exceto a aveia.

Ferva tudo por meia hora, baixe o fogo e adicione o farelo de aveia. Mexa constantemente até engrossar. Sirva a sopa morna.

3. Creme de abóbora com queijo cottage

Este creme com apenas 115 calorias por porção é perfeito para quem quer usar sopa para emagrecer. Além de ser leve é muito saboroso e ainda leva queijo cottage, que é uma delícia.

A abóbora é rica em vitaminas e fibras, já o cottage é uma ótima fonte de proteínas. Com essa sopa você fica nutrida sem passar fome e ainda perde peso.

Ingredientes:

  • 400 gramas de abóbora cortada em cubos;
  • Uma cebola média picada;
  • Uma colher de sopa de amido de milho;
  • Meio copo de leite desnatado ou da bebida vegetal de sua preferência;
  • Quatro colheres de sopa de queijo cottage;
  • 80 gramas de peito de peru light em cubinhos;
  • Uma colher de sobremesa de queijo parmesão light ralado;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • Água, salsa e sal a gosto.

Modo de preparo:

Comece por cozinhar a abóbora com meio litro de água com sal até ficar macia. Quando estiver no ponto, retire alguns pedaços da abóbora cozida e reserve.

Em outra panela, refogue a cebola com o azeite e junte com a maior parte da abóbora e sua água de cozimento. Cozinhe mais um pouco e depois bata com um mixer. Quando estiver bem cremosa, adicione o amido de milho dissolvido no leite frio. Mexa bem e deixe ferver novamente.

Retire do fogo e coloque o queijo cottage por cima, os pedacinhos da abóbora que reservou e o peito de peru. Por último, coloque o parmesão e a salsa.

4. Sopa verde

sopa verde

Assim como o suco verde, a sopa verde é feita para desintoxicar o organismo. Cada porção tem em média 100 calorias e é uma das melhores em termos de fontes de fibras e proteínas.

Veja abaixo como fazê-la para o almoço e para o jantar!

Ingredientes:

  • 100 gramas de coxão mole;
  • Uma cebola picada;
  • Um maço de salsa bem picadinho;
  • Um litro de água;
  • Quatro mandioquinhas;
  • Duas xícaras de chá de couve;
  • Dois dentes de alho picados;
  • Um vidro de palmito picado;
  • Uma colher de sopa de chá verde já preparado e bem concentrado;
  • Sal a gosto e azeite de oliva extravirgem a gosto.

Modo de preparo:

Pique a carne e refogue-a em azeite de oliva extravirgem com a cebola e a salsa. Acrescente a água e a mandioquinha já picada e cozinhe por pelo menos 30 minutos.

Remova os pedaços de carne e bata o resto no liquidificador para ficar cremoso. Reserve o creme. Enquanto isso, pique a couve e refogue-a com o alho no azeite. Acrescente na mesma panela a carne, o palmito, o chá verde e o creme que deixou reservado.

Mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Tempere a gosto.

5. Sopa para emagrecer com cogumelos

O cogumelo é riquíssimo em proteínas e ele é pobre em valores calóricos. Além disso, ele é fonte de nutrientes importantes e antioxidantes. Essa sopa é muito boa para quem gosta de sabores mais exóticos e tem um paladar peculiar.

Ela é um pouco mais calórica que as outras, com cerca de 219 calorias por porção. Por isso, pegue leve nas quantidades e prefira ingeri-la ao almoço!

Ingredientes:

  • Meia xícara de cogumelos Porcini ou Shitake secos;
  • Uma xícara de água morna;
  • Uma xícara e meia de água;
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Um cebola picada;
  • Dois galhos de aipo cortados em cubinhos;
  • Uma xícara e meia de cogumelos brancos picados;
  • Uma colher de chá de sal;
  • Uma colher de sopa de páprica;
  • Uma folha de louro;
  • Uma colher de sopa de extrato de tomate;
  • Meia xícara de vinho branco;
  • Quatro xícaras de caldo de carne sem glúten e com baixo teor de sódio;
  • Uma colher de chá de vinagre branco;
  • Salsa fresca picada a gosto.

Modo de preparo:

Coloque os cogumelos secos em uma tigela e cubra com a água morna. Enquanto eles ficam de molho, despeje uma colher de sopa de azeite em uma panela e leve para aquecer em fogo médio. Refogue a cebola e o aipo.

Acrescente o resto do azeite, os cogumelos brancos e o sal. Cozinhe por uns dez minutos ou até que dourem os cogumelos. Tire os cogumelos que estavam de molho da água, pique-os e coloque na panela junto com os temperos restantes.

Quando ferver, adicione o extrato de tomate e mexa bem. Na sequência, despeje o vinho, o caldo de carne e a água separada. Ferva por mais uns quinze minutos. Coloque o vinagre e desligue. Sirva com a salsa fresca por cima.

6. Sopa de inhame e espinafre

O inhame é um dos tubérculos mais saudáveis que há. Ele é rico em muitas vitaminas e minerais e contém poucas calorias e carboidratos. Inclusive é um alimento recomendado para diabéticos por ter baixo índice glicêmico.

A sopa de inhame com espinafre fica muito saborosa e cada porção tem apenas 169 calorias. Confira abaixo como é fácil fazê-la!

Ingredientes:

  • Cinco inhames médios já descascados;
  • Uma colher de café de gengibre em cubos;
  • Uma cebola média picada;
  • Dois dentes de alho;
  • Uma xícara de chá de espinafre picado;
  • Duas colheres de sopa de farinha de linhaça dourada;
  • 200 ml de água;
  • Uma colher de chá de tomilho triturado;
  • Uma colher de chá de alecrim triturado;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione o inhame e a farinha de linhaça e, em seguida, acrescente a água.

Ao levantar a fervura, coloque o gengibre e mexa bem. Quando o inhame amaciar, amasse-o com um utensílio de fazer purê e junte o espinafre à panela. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e tempere a gosto.

Sirva com o tomilho e o alecrim por cima.

Quem pode fazer a dieta da sopa?

Como vimos, a dieta é muito boa para quem precisa diminuir muitos quilos na balança. Entretanto ela pode também ser muito prejudicial. Por esta razão que ela não é recomendada a qualquer pessoa.

Grávidas, diabéticos, crianças e pessoas com doenças crônicas devem evitar este tipo de alimentação a qualquer custo. Tomar sopa para emagrecer, em alguns casos, pode causar mais danos que benefícios. Então, se não sabe se a dieta é adequada para você, converse com um médico ou com um profissional de saúde a respeito.

Quem pode e deve fazer essa dieta é quem está com um sobrepeso mais grave ou já na obesidade. Tomar sopa por alguns dias ajuda a eliminar o excesso de líquidos e até mesmo de gordura rapidamente. É um ótimo jeito de iniciar uma mudança de alimentação para agilizar a perda de peso.

Não é à toa que a dieta é recomendada para quem, por exemplo, está a espera de uma cirurgia bariátrica. Mas atenção! Mesmo que este seja o seu caso ainda assim é preciso falar com um médico ou nutricionista antes de se aventurar por um novo cardápio.

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é dieta!

 

 

 

Fontes consultadas

Fontes: Guia Alimentar do Ministério da Saúde e Livro Sopa Detox

Fontes bibliográficas:

  • Almeida, J. C. D., Rodrigues, T. D. C., Silva, F. M., & Azevedo, M. J. D. (2009). Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos. Arquivos brasileiros de endocrinologia & metabologia. São Paulo. Vol. 53, n. 5,(jul. 2009), p. 673-687.
  • Betoni, F., Skzypek Zanardo, P., & Ceni, G. C. (2010). Avaliação de utilização de dietas da moda por pacientes de um ambulatório de especialidades em nutrição e suas implicações no metabolismo. ConScientiae Saúde, 9(3).
  • Gomes, L. P. A. (2017). Dieta cetogênica para o emagrecimento: uma revisão da literatura.
  • Mattes, R. (2005). Soup and satiety. Physiology & behavior, 83(5), 739-747.

Crédito das imagens: Freepik e Unsplash